top of page

Uvas do Chile: quantos tipos vocĂȘ conhece?

  • Foto do escritor: Gabi Bigarelli
    Gabi Bigarelli
  • 27 de jul. de 2022
  • 3 min de leitura

Quantas histĂłrias cabem em uma garrafa de vinho?

Sempre que estou degustando um bom rótulo penso como toda a produção da bebida se relaciona com a história e o desenvolvimento do seu país de origem.

E os vinhos chilenos contam muitas histĂłrias!

Embora a produção de vinhos no Chile tenha ganhado muito destaque a partir do sĂ©culo XIX, com a independĂȘncia do paĂ­s, a bebida jĂĄ fazia parte de sua cultura hĂĄ muitos sĂ©culos.

Hoje, o Chile é um dos maiores produtores de vinhos de todo mundo. E, não é segredo para ninguém que me segue meu amor por este país tão especial.

AliĂĄs, existe um fato inegĂĄvel: o brasileiro Ă© apaixonado por vinhos chilenos! Todo este amor pode ser visto em nĂșmeros: hĂĄ anos, nosso paĂ­s Ă© lĂ­der de importação dos vinhos feitos no Chile.

Tanto aqui em meu blog, quanto no meu canal do YouTube, vocĂȘ encontra diversos conteĂșdos sobre minhas passagens pelo Chile, visitando vinĂ­colas, degustando bons vinhos, entrevistando muitas pessoas especiais no mundo da vinicultura.

Mas hoje o assunto vai ser diferente. Quero falar sobre os vĂĄrios tipos de uvas que sĂŁo cultivadas nesse paĂ­s que amo tanto.

Um paĂ­s diferenciado

O Chile Ă© um paĂ­s de clima fresco e muito conhecido pelos seus blends leves e frutados, que lembram o estilo Bordeaux!

Diferente de outros países, encontramos no Chile uma certa variedade de espécies sendo cultivadas, devido à sua localização geogråfica privilegiada.



Em termos de produção de vinhos, o paĂ­s Ă© dividido em trĂȘs ĂĄreas, entre a costa e a cordilheira dos Andes. A maior regiĂŁo produtora Ă© o Vale Central, seguido por AconcĂĄgua, Sul, Coquimbo, Austral e Atacama.

E como jĂĄ dito, as uvas cultivadas no paĂ­s sĂŁo as queridinhas de muitos consumidores brasileiros.

EntĂŁo, nada mais justo que falarmos sobre elas:

1) Vales Interiores

Nos vales interiores, o clima é moderado isso inclui também a região do Vale Central, conhecida pelos seus vinhos elegantes. Essa årea produz principalmente os famosos blends tintos, ao estilo Bordeaux, rico em aromas de frutas vermelhas e alta acidez.

As uvas responsåveis por isso são: Petit Verdot, Syrah, CarménÚre, Cariñena (Carignan) e Bordeaux blends.

2) Os Andes

Jå pelos Andes, que também tem clima moderado, as vinícolas produzem vinhos tintos com taninos maduros e nas boas safras, trazem um aroma marcante de frutas maduras e acidez intensa.

As uvas mais cultivadas aqui sĂŁo: Syrah, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e CarmenĂšre.

3) Costa

A costa tem clima fresco e, é afetada pela fria corrente de Humboldt. Nessa região, destacam-se os vinhos brancos, com toques minerais e acidez marcante como a Chardonnay e Sauvignon Blanc, além de incríveis e suculentos Pinot Noir.

As regiÔes da costa são: Coquimbo, Aconcågua, parte do Vale Central e Valle del Elqui.

E se vocĂȘ quiser conhecer um pouco mais sobre essa regiĂŁo, veja o blog Por aĂ­ com Gabi: Valle do Elqui, em que falo tudo sobre ela que Ă© dona de uma beleza deslumbrante. TambĂ©m tem vĂ­deo no meu canal, Ă© sĂł clicar aqui.

O Chile Ă© um paĂ­s riquĂ­ssimo na enocultura, nĂŁo Ă© Ă  toa que jĂĄ se consagra como um dos maiores produtores do mundo!

O Ăłtimo “terroir” leva muito dos crĂ©ditos dos incrĂ­veis vinhos que lĂĄ sĂŁo produzidos. Mas o cuidado de cada vinĂ­cola, no cultivo e processos tambĂ©m valem ouro!



NĂŁo deixe de degustar os bons vinhos chilenos porque tenho certeza que vocĂȘ vai se apaixonar assim como eu!

VocĂȘ tem mais alguma curiosidade sobre o paĂ­s? Me conta nos comentĂĄrios!

Ah! E não esqueça de se inscrever e ficar por dentro de todos os vídeos no canal: Por aí com Gabi!

bottom of page