Você sabe o que faz um sommelier de café?

conheca-o-trabalho-de-um-sommeliere-de-cerveja
Conheça o trabalho de uma sommelière de cerveja
23 de julho de 2017
Comer, Beber e Desfrutar: Raw Burger n Bar
3 de agosto de 2017
Exibir tudo

Você sabe o que faz um sommelier de café?

conheca-o-trabalho-de-uma-sommeliere-de-cafe

Café! É a segunda bebida mais consumida no mundo, e hoje vamos falar sobre os profissionais dessa área. A profissão de sommelier de café surgiu há décadas na Itália, juntamente com a máquina de café expresso (que foi criada na França e aprimorada pelos italianos). No Brasil, esta especialização só ganhou força nos últimos anos graças ao público que passou a exigir mais da bebida.
Em busca do melhor conteúdo e de relatos de profissionais, a partir de agora, nós teremos um espaço especialmente para parceiros escreverem no blog. Este texto é da Nina Rodrigues, uma expert em café e ela vai contar mais sobre essa profissão incrível aqui!

O que é um sommelier de café?

É o profissional especialista em cafés que tem conhecimento sobre todos os processos da cadeia, verificando a excelência do grão e acompanhando a qualidade do café, em suas várias formas de preparo.

O que faz esse profissional?

Esse profissional precisa conhecer profundamente sobre a origem dos grãos (países e regiões produtoras de café), processo e qualidade da torra (e o quanto isso influencia na qualidade sensorial do café), entender sobre os métodos de preparo da bebida (do espresso ao café turco), conhecer profundamente sobre perfis aromáticos e de sabor, provar cafés e identificar seus pontos de melhoria e suas qualidades, encontrando assim, oportunidades no mercado do setor de bebidas, criando harmonizações e sugerindo acompanhamentos ideais para valorizar o que cada café tem de melhor para oferecer.

Para que se torne um profissional completo, são várias horas dedicadas ao estudo e a cursos de aperfeiçoamento, como barista certificado pela SCAA e o Q Grader, certificações internacionais que exigem alto conhecimento da bebida.

O dia a dia de trabalho de um especialista em café é muito intenso! Prova-se vários cafés para atestar sua qualidade sensorial e sua viabilidade mercadológica. Estuda-se novas tendências de preparação de café, como o café está sendo apresentado globalmente, quais os maiores mercados consumidores e quais as inovações tecnológicas que são criadas para aumentar a performance da indústria cafeeira, fazendo com que a demanda por cafés especiais seja atendida com alta qualidade!

É preciso entender da área de restaurantes e bares, pois o café está inserido nesses dois universos e devem ser servidos com toda a atenção que a bebida merece.

 

voce-sabe-o-que-faz-um-sommelier-de-cafe

[Nina Rodrigues, sommelière de café]

Conheça Nina Rodrigues

Atua no mercado de cafés há 10 anos e pegou o surgimento da onda dos cafés especiais nas cafeterias de São Paulo. Trabalhou no extinto Café Med e foi lá que teve a ideia de unir uma antiga paixão ao café: coquetelaria.
Especializou-se em criação de drinks com café, tornando-se anos depois, mixologista da Nespresso no Brasil, onde teve a oportunidade de criar bebidas exclusivas para eventos de lançamentos dos cafés de edição limitada da marca.

Atualmente é consultora e já assessorou marcas como Nescafé Dolce Gusto, Ralph’s Coffee e Orfeu Cafés Especiais. Entre seus serviços estão o treinamento aprofundado sobre café e suas origens para que funcionários melhorem o atendimento ao cliente e consigam resultados maiores em vendas.
Capacita atendentes para a correta extração de um espresso em pontos de vendas não especializados como cafeterias, ajudando a aumentar a qualidade das bebidas servidas nos estabelecimentos. Também cria drinks exclusivos para seus clientes explorarem experiências diferenciadas com seus clientes em ações de marketing.
É apaixonada por capacitar pessoas para a função de Barista, e estar à frente de equipes de cafeterias, restaurantes e confeitarias é uma de suas paixões, afinal, ela acredita que conhecimento é para ser compartilhado e só assim podemos elevar a qualidade de nossos profissionais e, consequentemente, do serviço de café em nosso país.

E você, já conhecia sobre o trabalho de uma sommelière de café? Conhece alguém que também é apaixonado(a) por esse universo? Me conta nos comentários 😉

 

 

1 Comentário

  1. Maria Dalvaci l Lima do Nascimento disse:

    Gostaria de ser um profissional sommellier de cafe como indentificar os defeitos do ce adoraria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *