Uvas de mesa x Uvas de vinho: Entenda a diferença

cortica-nem-so-de-vinho-vive-portugal
Cortiça: nem só de vinho vive Portugal
25 de julho de 2019
Qual é a taça ideal para cada tipo de vinho?
22 de agosto de 2019
Exibir tudo

Uvas de mesa x Uvas de vinho: Entenda a diferença

uvas-de-mesa-uvas-do-vinho-entenda-a-diferença

Já parou para pensar se a mesma uva que você compra no mercado é a mesma usada para produzir vinho? Será que essas uvas são todas iguais?
Embora as uvas de mesa e uvas do vinho pertençam o mesmo gênero, Vittis, elas apresentam características diferentes.

Entenda a diferença

Uvas do vinho

As uvas usadas na produção do nosso tão amado vinho, são de uma espécie chamada Vittis vinifera L., nativa da região do Mediterrâneo, que vai desde a Europa Central até o norte do Irã. 
Elas são pequenas e possuem casca muito grossa, o que contribui para o sabor do vinho, pois é na casca dessas uvas onde estão contidas as principais propriedades funcionais do vinho, como o resveratrol. Suas sementes grandes que ocupam boa parte do fruto. Então, se você se atrever a morder uma baga de uva de vinho, provavelmente vai se arrepender quando der de cara com uma semente grande e dura.

Uvas de mesa

Aquelas uvas que compramos para comer, são as uvas de mesa, como: Red Globe, Thompson Seedless, Crimson Seedlees dentre outras sem sementes, também são da espécie Vittis vinifera L., mas, existem outras uvas de mesa que pertencem a outra espécie, como: Niagara Rosada e Branca que são do gênero Vittis Labrusca L., essas são primas da tradicional uva de vinho, nativa do leste dos Estados Unidos.

A diferença é que elas podem ter sementes ou não, possuem casca fina (mais fácil de mastigar) e polpa mais firme, que faz elas serem geralmente crocantes.
Essa crocância além de torná-la mais agradável e atraente para comer, também faz com que seja possível armazená-la por um longo período e transportá-la por longas distâncias.

Falando de sabor, as uvas de vinho são muito mais doces pois são colhidas com o teor de açúcar muito alto, esse nível açúcar depende da variedade e é muito importante no processo de fermentação do vinho.
Outra diferença é o nível de acidez que nas uvas de mesa costuma ser menor do que nas uvas de vinho, isto contribui para um melhor sabor nas uvas de mesa.

Produção de vinho    

É possível produzir vinho com algumas uvas de mesa, porém, esses vinhos não apresentam a mesma qualidade dos que são fabricados com uvas apropriadas para esta finalidade. 
Sendo assim, os termos “Vinho de Mesa” e “Vinho Fino” têm o papel de distinguir essas bebidas em duas categorias: os feitos a partir de uvas da espécie Vittis vinifera e os feitos com outras espécies. 

Me conta, você já sabia dessa diferença?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *