Qual a importância do solo na viticultura?

Qual é a taça ideal para cada tipo de vinho?
22 de agosto de 2019
gb-consultoria-para-gjp-hotels
GB consultoria para GJP hotels
19 de setembro de 2019
Exibir tudo

Qual a importância do solo na viticultura?

qual-a-importancia-do-solo-na-viticultura

Muitos fatores influenciam diretamente o vinho que chega até a sua mesa, ele traz o reflexo de sua origem, e não é somente afetado pelo clima local, pela mão de quem cultiva, mas também, pelo solo onde suas uvas foram cultivadas!
No mundo do vinho, chamamos isso de “Terroir”, uma palavra usada para englobar tudo isso e ficar mais fácil na hora de falar.

Seu papel

O solo é a camada mais superficial da crosta, composto por sais minerais, seres vivos e rochas em decomposição.
Sua principal função é ser um suporte para as plantas e garantir sua nutrição.
Nas vinhas, além da nutrição e da sustentação, o solo desempenha um outro papel muito importante: armazena alimento, água e regula as influências climáticas sobre ela, como temperatura e chuva. Ou seja, absorve luz e calor do sol, para transferir em forma de energia à videira quando ela está na sombra.

O tipo perfeito

Parece estranho mas, as vinhas preferem solos pouco férteis, imagine em que a primeira camada fosse de pedra, permitindo um reforço térmico, então, uma segunda camada de areia, que serviria para drenar a água. Por fim, argila, para conservar a umidade no subsolo, forçando as raízes a irem mais fundo atrás de nutrientes e minerais. Pois bem, em tese, esse seria o solo perfeito para a viticultura. 

Um solo calcário, por exemplo, tem tendência a ser pobre e a produzir vinhos de alta qualidade.
Os solos vulcânicos também são ótimos, o efeito dos vulcões faz com que o solo se torne rico em elementos como: potássio, cálcio, ferro, sódio e magnésio, local ideal para o cultivo da vinha.

O solo é tudo?

Não se engane, o solo é sim muito importante para a qualidade final do vinho, mas, não é tudo. Outros fatores são necessários para um bom resultado.
O clima é tão importante quanto o solo, a mão do homem, as decisões tomadas pelo enólogo também.

Me conta, você já sabia sobre o solo ideal para a videira?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *