Lab.Maní e a proposta incrível de aprendizado na cozinha

tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-taninos
Tudo o que você precisa saber sobre taninos
4 de junho de 2017
rotulos-de-vinhos-aprenda-a-ler
Rótulos de vinhos: aprenda a ler!
18 de junho de 2017
Exibir tudo

Lab.Maní e a proposta incrível de aprendizado na cozinha

Você sabia que é possível fazer um estágio na cozinha do Restaurante Maní mesmo sendo leigo no assunto de gastronomia?
Chefiado pela incrível chef Helena Rizzo, o restaurante criou em 2016 um projeto muito legal que fez parte das comemorações de dez anos do restaurante – o Lab.Maní!

O Lab.Maní é um laboratório de cozinha com duração de quatro meses, no qual qualquer pessoa pode se inscrever. E o melhor de tudo é que você não precisa ter experiência ou algum conhecimento de cozinha, já que o curso se estende para amantes da gastronomia ou para quem simplesmente gostar de aprender.

Como funciona o Lab.Maní

Para participar, os inscritos passam por uma seleção, em que sete candidatos são escolhidos e passam a estagiar na cozinha de produção do Restaurante Maní.

Durante os primeiros dois meses, os escolhidos aprendem técnicas de corte, manipulação de frutos do mar e carnes, porcionamento dos alimentos e armazenamento. Aprendem também sobre o cozimento em baixa temperatura e, claro, limpeza e higienização da cozinha. Este período inicial tem grande importância para que os trainees adquiram agilidade nos processos e que, acima de tudo, se familiarizem com a cozinha!

Após estes dois meses de processos básicos, os trainees passam para a próxima etapa, e ficam nas praças fria e quente (chapa, guarnição, arroz) e também na confeitaria! Ali, aprendem a se comunicar com os cozinheiros da praça, fazendo com que o serviço flua melhor. São ensinados também a preparar o Mise en place (expressão em francês, que significa organizar os ingredientes e elementos da receita a ser preparada), como se portar na cozinha e ficar atento aos comandos do chef, afinal todos os pratos montados ali serão servidos no horário de funcionamento.

Durante este período, os trainees passam por uma grade de cursos sobre cozinha e têm a oportunidade de passar por todas as áreas do restaurante (incluindo o estoque, administração e RH). Também são disponibilizadas aulas sobre vinhos e serviço.

Todas as turmas do Lab.Maní contam com uma aula minha sobre aromas e degustação! Na semana passada, dia 03/06, nossa aula aconteceu às cegas! Isso mesmo: todos os trainees foram vendados para provar as frutas e especiarias e tentar adivinhar cada uma delas e, depois, tinham que descobrirem estes aromas nos vinhos que seriam degustados.

 

Inscrições e nova turma

Para se inscrever, acesse o site do Maní, e responda a ficha de inscrição com seus dados, currículo e uma pequena carta explicando por que quer participar do Lab.Maní. A seleção tem três etapas: inscrição no site, entrevista com a coordenadora do programa – Gabriela Franzoi e banca examinadora para a escolha final!
Para quem se interessou, aqui vai a melhor notícia! As novas inscrições para a nova turma foram abertas na última quinta-feira (01/06)! Se era isso que você estava procurando, não perca tempo e corra para se inscrever, as aulas da próxima turma têm início em setembro!

Horários das aulas

Os dois primeiros meses na cozinha de produção seguem o seguinte horário: de segunda à sexta, das 9h às 18h, e aulas aos sábados de manhã. Já nos dois meses finais, o curso é dividido em dois turnos: turno dia (terça à sexta, das 8h às 16h20, domingo, das 10h às 18h, a cada duas semanas) e turno noite (terça à sexta, das 16h20 à 1h, domingo, das 10h às 18h, a cada duas semanas) – aulas todos os sábados de manhã.

O Lab.Maní é uma proposta de aprendizado maravilhosa e o fato de qualquer pessoa poder se inscrever deixa tudo mais interessante, não é? Se você se interessa por gastronomia, tem, além de muita vontade de aprender, assuidade, dedicação e persistência, que tal fazer parte desse projeto?! Já imaginou que incrível poder ter a experiência de estagiar em um restaurante estrelado?

Já conhecia esse projeto, ou já participou do Lab.Maní? Conta mais sobre sua experiência nos comentários! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *