La Cité du Vin: conheça o Museu do Vinho

Comer, Beber e Desfrutar: Raw Burger n Bar
3 de agosto de 2017
comer-beber-desfrutar-forno
Comer, Beber e Desfrutar: Fôrno
10 de agosto de 2017
Exibir tudo

La Cité du Vin: conheça o Museu do Vinho

la-cite-du-vin-conheca-o-museu-do-vinho1

Para quem vai para França, o Museu do Vinho em Bordeaux é parada obrigatória para os amantes de vinho! La Cité du Vin (A Cidade do vinho, em português) abriu as portas em junho de 2016, às margens do rio Garonne é o primeiro parque temático dedicado totalmente à bebida.

Museu do vinho: conceito e arquitetura​

Localizado na capital referência do vinho, no sudoeste da França, a cidade de Bordeaux ganhou um lugar destinado para os nossos queridos tintos, brancos e rosés. A enorme construção é dona de uma arquitetura futurista, da dupla de arquitetos Anouk Legendre Nicolas Desmazières. A fachada do prédio, segundo os arquitetos, não tem um símbolo específico de inspiração mas, usando a imaginação, dizem que seu formato faz referência ao movimento do momento em que o vinho cai na taça ou decanter (será?). De acordo com o diretor do La Cité du Vin, Philippe Massol, o objetivo é criar um local que seja o maior centro cultural de vinho do mundo.

Percurso didático e interativo

O museu promete encantar do leigo até o mais expert em vinho, pois é mostrado todas as faces da bebida. O percurso conta com 20 módulos, que são salas com diversos recursos interativos, imagens em 3D com difusão de aromas e uma simulação de uma viagem de navio, onde o “passageiro” vive a experiência dos mercadores de vinho. ​Um áudio guia facilita ao visitante entender melhor toda história e contexto, e é essa mesmo a proposta: que seja fácil para que todos possam entender e se apaixonar por esse universo encantador. Além de tudo isso, o museu terá exposições temporárias, permitindo que o conteúdo seja ainda mais rico.

la-cite-du-vin-conheca-o-museu-do-vinho2

Como não tem percurso obrigatório, cada um terá uma experiência diferente dependendo por onde começar a visita mas, sem dúvida, uma surpresa apaixonante é um mirante de 35m de altura, com uma vista de 360° para o cais de Bordeaux, numa área chamada de Belvedere. ​O local ainda conta com um bar de vinhos e o restaurante Le 7 (também com vista panorâmica), comandado pelo chef Nicolas Lascombes. O cardápio conta com especialidades francesas e receitas de outros lugares do mundo, e claro, uma carta com mais de 50 regiões produtoras. Além disso, há uma loja de vinhos com mais de 800 rótulos, sendo 200 franceses e os demais do resto do mundo.

Enoturismo​ ampliado

Para os que adoram o enoturismo, o museu também proporciona esta experiência! Diariamente cruzeiros fluviais partem de lá, com destino aos vinhedos bordaleses. Os preços variam entre 800 e 3.000 euros, em média, dependendo do escolhido. Existe também a opção de conhecer os vinhedos em excursões terrestres, de bicicleta.

A La Cité du Vin funciona das 9h30 às 19h. O ingresso custa em média € 20, e dá direito a visita às exposições permanentes e também a degustação de uma taça de vinho de 50 ml. ​Existem também opções de workshops e degustações,  cobrados a parte. Para saber mais, acesse o site oficial (conteúdo disponível em francês e inglês). ​

Localização: Quai de Bacalan, 134, esplanade de Pontac.

E você, já conhecia o Museu do vinho? Gostou de viajar um pouquinho mesmo por aqui?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *