Conheça o trabalho de uma sommelière de cerveja

guia-pratico-para-degustacao-de-vinho
Guia prático para degustação de vinhos
17 de julho de 2017
conheca-o-trabalho-de-uma-sommeliere-de-cafe
Você sabe o que faz um sommelier de café?
30 de julho de 2017
Exibir tudo

Conheça o trabalho de uma sommelière de cerveja

conheca-o-trabalho-de-um-sommeliere-de-cerveja

Muitos associam a profissão sommelière apenas com os profissionais do vinho, mas há alguns anos esse termo foi dado também aos profissionais de outros segmentos de bebidas, dando origem então aos sommelières de cerveja!
Há sete anos a primeira turma foi formada após uma parceria entre o Instituto da Cerveja Brasil e a Associação Brasileira de Sommelièrs – São Paulo.
Atualmente o ramo cervejeiro cresce mais a cada dia, e assim surgiu a necessidade de pessoas que entendessem profundamente sobre cerveja, produção artesanal, seus aromas, sabores e é claro, as possibilidades de harmonização.

O que faz uma sommelière de cerveja?

É simples, um profissional que estudou e têm um alto nível de conhecimento sobre cervejas, que é pró no assunto, como qualquer outra profissão. Para esta função, é preciso entender detalhadamente sobre a história, os ingredientes e seu cultivo, processos de produção, corpo da cerveja, degustação, modo de servir e também a elaboração de cartas de cervejas e suas harmonizações com determinada comida.
Os profissionais dessa área, assim como os sommelières de vinho, geralmente trabalham em importadoras, bares, restaurantes e também como consultores. É com certeza uma profissão que exige muita técnica e paixão.

Como se especializar na área?

Embora não exija formação acadêmica, existem muitos cursos que oferecem uma bagagem tão completa quanto. Nestes cursos, você aprende tudo o que é necessário para se tornar um profissional capacitado e que tenha todo conhecimento específico bem apurado. E lá é abordado desde a história e cultura da cerveja até o vocabulário técnico, tendências de mercado, legislação, serviço da cerveja e gestão sensorial.
Algumas escolas oferecem o curso de formação profissional, como a Associação Brasileira de Sommelières, o Instituto da Cerveja Brasil e a Academia Barbante de Cervejas.

E para quem acha que esta é uma profissão masculina, se engana. As mulheres vem ganhando cada vez mais espaço nessa área, e hoje vou apresentar para vocês uma super sommelière de cerveja, Carolina Oda!

conheca-o-trabalho-de-um-sommeliere-de-cerveja1

Conheça Carolina Oda

Uma das primeiras profissionais formadas em gastronomia a se especializar em cervejas do Brasil. Fez seu primeiro trabalho com cerveja em 2005, mas naquela época ainda não imaginava que esse seria o seu futuro. Somente depois da faculdade de gastronomia e de alguns estágios em cozinha, em 2008, começou a trabalhar no mundo dos copos e maltes. Desde então, viveu experiências diversas.

Começou como assistente da sommelière e mestre-cervejeira Cilene Saorin, foi chefe de salão do bar Melograno, cuidou de treinamento de equipes e desenvolvimento das marcas de cerveja da importadora Tarantino, fez uma expedição gastronômica de 90 dias na Europa, foi gerente de cerveja na Cia. Tradicional de Comércio (Ici Brasserie), colunista de cerveja e outras bebidas no caderno “Paladar” do jornal “O Estado de São Paulo” e realizou jantares harmonizados com alguns dos melhores chefs e restaurantes do Brasil, como Jun Sakamoto, D.O.M. e Remanso do Bosque.

Atualmente, é professora de serviço e harmonização no curso de cerveja do Science of Beer, consultora e participa de projetos diversos, sempre unindo talheres e copos na experiência gastronômica.

E aí, você já sabia o que era uma sommelière de cerveja? Conhece alguém apaixonado pelo mundo cervejeiro? Marca ele(a) aqui nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *