Como escolher vinhos para sua adega?

serie-poesias-portugal-vinhos-verdes
Série Poesias de Portugal: Vinho Verde
23 de novembro de 2018
cinco-vinhos-para-se-refrescar-no-calor
5 Vinhos Rosés para refrescar no verão
15 de março de 2019
Exibir tudo

Como escolher vinhos para sua adega?

Quem ama vinho com certeza já tem uma adega ou um cantinho especial em casa dedicado a eles. Fica tranquilo, você não precisa ter aquelas adegas de revista, o importante é armazenar da forma correta, afinal, não queremos que nenhum dano seja causado à bebida.
Aqui vão algumas dicas:

– Não armazenar seus vinhos perto de eletrodomésticos que emitem calor;

– Não deixar em locais com muita luminosidade;

– Armazenar seus vinhos na posição horizontal, principalmente se a garrafa tiver rolha de cortiça;

– A temperatura ideal para a conservação de qualquer vinho é entre 14 e 17ºC;

– Para preservação dos vinhos dê preferência a um lugare escuro, úmido, com baixa temperatura e sem vibrações.

Feito isso, vamos ao que interessa:

Como escolher os vinhos certos para sua adega?

Entre tantas opções, tipos, preços, às vezes ficamos perdidos na hora de escolher quais valem a pena ter em casa.
Primeiro, pense sobre que tipo de consumidor você é, sobre seu consumo mensal e se costuma sempre receber amigos e família para jantares, festas, ou se é somente um amante que busca bons vinhos de guarda.

Vamos dividir em 3 etapas para que sua escolha fique mais simples, e você veja o que funciona para você nos diferentes quesitos. Não adianta guardar vinhos que nunca vamos tomar ou que não agradam ao nosso gosto, né?


1- Escolha por gosto específico

Vinhos tintos: Os tintos são indispensáveis, caem bem em todas as ocasiões. Podem ser leves, de médio corpo ou encorpados.
Tenha sempre uma opção leve para acompanhar petiscos, refeições mais leves ou só para bebericar mesmo. Você pode optar pelas uvas: Pinot Noir e Gamay.

Tintos Médio Corpo: Os vinhos de médio corpo, são conhecidos por “vinhos gastronômicos” por causa da sua excelente capacidade de harmonização com uma vasta gama de alimentos. Se quiser um charme a mais para sua adega, escolha o famoso italiano, Chianti.
Algumas uvas que se encaixam aqui são: Cabernet Franc, Carménère, Carignan, Barbera, Grenache, Merlot, Montepulciano, Sangiovese e Zinfandel.

Tintos encorpados: Já os tintos encorpados, são intensos e marcantes. Podem ser apreciados por si só, mas caem perfeitamente com alimentos de sabores igualmente acentuados. Opte pelas uvas: Cabernet Sauvignon, Malbec, Nebbiolo, Nero d’Avola, Petit Verdot, Pinotage, Syrah, Tempranillo e Touriga Nacional.

Vinhos Brancos: Conhecidos pelo paladar seco e acidez refrescante, harmonizam perfeitamente com saladas, pratos leves e frutos do mar. Ah, quase todos devem ser apreciados jovens, então não o deixe fazendo aniversário na sua adega rs.

Vinhos Rosé: Um rosé é sempre bem-vindo na adega! Mais leves que os tintos e tão ou quase mais encantadores do que os brancos.

2- Para ocasiões especiais

As ocasiões especiais ficam ainda melhores se comemoradas com um vinho.
Tenha sempre um espumante te esperando para isso. Pode ser uma Cava, Champagne, Lambrusco ou Prosecco.

3- Vinhos para deixar envelhecer

Se você se encaixa no consumidor que busca e aprecia bons vinhos para guarda, chegou a sua hora!
Você é um apreciador, então foque nas regiões que fazem o seu olho brilhar, conheça e pesquise sobre elas. Estude as safras antes de escolher, fique de olho na proveniência, e principalmente: observe as condições de guarda de cada garrafa.
Aqui a minha dica é: não compre um vinho de guarda se você ainda não tem uma adega, esse tipo de vinho necessita de uma temperatura constante, pois podem ser guardados por 15, 20 anos ou até mais dependendo do caso. São realmente vinhos muito especiais.

E aí, ficou alguma dúvida sobre como escolher os vinhos para sua adega?
Não se prenda a preços e grandes denominações, a não ser que você queira. O que realmente importa é apreciar vinhos que nos fazem felizes e se encaixam no nosso gosto pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *